Conheça nossas redes sociais

Notícias

Hospital de L. de Freitas, Espanhol e UPA São Cristóvão: leia sobre as recentes fiscalizações do Cremeb

5 de junho de 2020

Durante a segunda quinzena de maio, as fiscalizações do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) com finalidade de avaliar as condições de trabalho no enfrentamento à COVID-19 seguiram buscando melhorias para a classe médica e proteção à população.

Dentre as visitas, destaca-se a realizada no Hospital Espanhol, unidade que teve a estrutura reabilitada para ser Centro de Referência na assistência a pacientes diagnosticados com o Coronavírus. Foram visitadas também a Unidade de Pronto Atendimento de São Cristóvão e o Hospital Hapvida de Lauro de Freitas, onde as três unidades não apresentaram déficit na distribuição de EPI’s.

Apesar do pleno atendimento sem inconsistências nos fluxos e com treinamentos dos profissionais, algumas melhorias foram apontadas pela equipe de fiscalização do Conselho durante a visita ao Hospital Espanhol, no dia 22 de maio, como a disponibilização de mais toalhas de banho aos plantonistas; instalação de separação móvel entre os leitos para garantir privacidade aos pacientes; e a necessidade de realizar cadastro da instituição junto ao Cremeb, consequentemente nomeando um médico responsável pela Diretoria Técnica.

Já no Hospital Hapvida de Lauro de Freitas, visita realizada no dia 15 do referido mês, a principal inconsistência identificada foi a ausência de uma sala de triagem com utilização de protocolo para classificação de risco. A recomendação é a pronta identificação de casos suspeitos já na entrada da unidade, com o imediato fornecimento de máscaras e encaminhamento à sala de isolamento para realização de anamnese e exame físico. Demais atenções para preservação da saúde dos profissionais estão de acordo com as recomendações.

No dia 18 de maio, o Cremeb foi até a UPA do Parque São Cristóvão, onde há escassez de kits RT-PCR para realização de testagem da COVID-19, bem como a demora na divulgação de resultados, que por vezes chega a 4 ou 5 dias. O Conselho orientou na oportunidade que se faça cobrança ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para a reposição do estoque de kits e por mais celeridade no retorno dos exames.

A UPA de São Cristóvão sofre também a dificuldade de regular os pacientes para Unidades de Referência, somando dez pacientes na sala de observação adulto, e um deles aguardando transferência há dez dias. Outros dois pacientes faziam uso de ventiladores pulmonares, aguardando transferência pela Central de Regulação. De acordo com a supervisão da unidade, a equipe de profissionais recebeu treinamentos específicos para o atendimento de casos suspeitos.

Compartilhe: