Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb recomenda manutenção de serviços médicos ambulatorais, postergando apenas os procedimentos que possam aguardar sem prejuízo ao paciente

29 de março de 2020

O Conselhe Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) recomenda que o atendimento médico ambulatorial, consultas, procedimentos e cirurgias sejam mantidos durante o período de duração da pandemia, inclusive para auxiliar em desafogar unidades de pronto atendimento e serviços hospitalares, que poderão ficar sobrecarregadas pela situação atual de calamidade pública causada pela pandemia do Coronavírus (COVID-19).

A autarquia recomenda também retardar a realização de procedimentos médicos, cirurgias e consultas que possam aguardar mais de um mês sem prejuízo ao paciente, durante os próximos 30 dias. Exemplos que do poderiam aguardar são a avaliação anual de paciente assintomático e cirurgias plásticas estéticas.

Situações que não podem aguardar, não são necessariamente emergências e urgências. Exemplos: hipertenso com pressão elevada; diabético com glicemias fora de controle; criança com cólicas; cirurgia plástica reparadora; sintoma persistente e incomodando o paciente: prurido ocular, exantema, cefaleia, etc.

Consultas que sejam solicitadas pelo paciente e a critério do profissional de saúde, também deverão ser realizadas em prol do bem estar do paciente, devendo atender a todas as normas e recomendações das autoridades de saúde, como o uso de EPI’s, a fim de evitar a contaminação pelo SARS-Cov-2.

No documento, o Conselho orienta também que consultas e procedimentos não presenciais, através de recursos de telemedicina e telessaúde, podem ser realizado neste período.

Clique aqui e acesse a Recomendação Cremeb 01-2020 na íntegra.

Compartilhe: