Conheça nossas redes sociais

Notícias

Alunos de pós-graduação da UCSal participam de julgamento simulado no Cremeb

17 de dezembro de 2018

O plenário do Cremeb recebeu cerca de 30 alunos do Curso de Pós-Graduação em Direito Médico da Universidade Católica de Salvador (UCSal), na tarde desta sexta-feira (14), para participarem de um julgamento ético-disciplinar simulado. A Sessão, que compõe os compromissos da disciplina Ética Médica Aplicada, foi coordenada pelo corregedor do Conselho, Dr. José Abelardo de Meneses – que é também professor da matéria em questão -, e secretariada pelo Cons. Leonardo Rezende, vice-corregedor. O objetivo: proporcionar aos alunos um espaço vivência e reflexão sobre a atividade judicante do Cremeb.

A partir do julgamento simulado, os alunos da pós-graduação puderam compreender os ritos exigidos para a plena conduta de tal procedimento, bem como a dinâmica cronológica que rege a apreciação da denúncia. Diante de uma situação fictícia, eles puderam reproduzir um julgamento ético-disciplinar, atuando como denunciantes, denunciados, advogados, relatores, revisores e conselheiros.

“Realizar o simulado supera algumas limitações da didática teórica em sala de aula, pois traz o alunado para uma situação mais próxima possível da que ele pode vir a encontrar num futuro próximo”, pontua o professor da UCSal e corregedor do Cremeb, Dr. José Abelardo.

Esteve presente também na simulação a Coordenadora Acadêmica do curso Pós-Graduação em Direito Médico, Biodireito e Bioética da UCSal, professora Rita Simões Bonelli, além de conselheiros e conselheiras do Cremeb que estavam presente na Casa. De acordo com Rita Bonelli, o julgamento simulado acontece desde a primeira turma da pós e já integra a programação oficial da disciplina.

“É um dos momentos mais aguardados do curso, no qual os alunos vivenciam na prática o procedimento e ritos processuais de um julgamento ético-profissional realizado pelo Cremeb”, comenta a professora e coordenadora acadêmica.

Confira abaixo algumas fotos:

Compartilhe: